Combate a Incêndio Florestal – Petrópolis – BR-495, altura do KM 16 – 13/7/2019 a 15/7/2019

[14/7 18:45]  
Boa noite a todos. Fizemos agora no fim da tarde a extração dos brigadistas e bombeiros q efetuavam o combate desde as 6h30. Foi feito o lançamento de água através da aeronave BM05 até o anoitecer. Amanhã pela manhã retornaremos a operação tanto de combate no terreno como de lançamento de água.
O incêndio está restrito a uma região distante do parque mas que será combatido amanhã. Serão usados 18 brigadistas e 8 bombeiros. Serão empregadas 4 viaturas dos bombeiros mais a aeronave. Queria agradecer toda a divulgação do nosso trabalho, feito com orgulho e muito amor a profissão. Não é fácil, mas estamos aí cumprindo nosso juramento.
[15/7 12:41] 
Srs, boa tarde. Nosso último sobrevoo pela manha não constatamos mais nenhum foco neste evento na BR495.
No total foram lançados 16mil litros de água, 44 militares foram empenhados, 50 brigadistas, 12 viaturas do Corpo de Bombeiros, 11 Viaturas dos demais orgãos, 02 aeronaves dos bombeiros, diversos materiais tais como FireFlex em mais de 30 horas direto de operação.
O total estimado de area destruida foi de mais de 200mil m2. Tudo indica que começou por uma ação humana próximo à rodovia.
Gostaria de agradecer o apoio de todos e as orações, e alertar quanto aos riscos q corremos com efentos desta narureza. Temos ainda hj 3 equipes monitorando a região e nossa aeronave ainda vai fazer sobrevoos para verificar se surgiram novos focos. Forte Abço💪🚒
[15/7 12:42] 
Estamos terminando um relatório completo que será divulgado posteriormente.

 


Notas do blog:
  1. Sendo o local de difícil acesso, apenas foi possível debelar o incêndio com o uso de aeronaves. Sem aeronaves apenas para se chegar ao incêncio seriam necessárias 4 horas.
  2. Considerando-se que o incêndio possivelmente foi causado por descuido humano (o que não compete aos bombeiros determinar, mas aparenta) é inconcebível o custo da operação para o cidadão que paga impostos bem como o alto risco associado. É coisa que poderia e deveria ser evitada. Evitar o descarte de cigarro aceso, evitar o abandono de fogueiras acesas, evitar a soltura de balão. Com poucas ações por parte de cada um teremos menos custos, menos risco, menos dano…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *