Canil Rufus von Krugdorf

Sexta, 28 Abril 2017 – 18:33

Guarda Civil inaugura canil da corporação

(site da Prefeitura de Petrópolis)

 

 

Local tem oito baias e toda manutenção é feita com ajuda de parcerias firmadas com veterinários e empresas.

A Guarda Civil inaugurou nesta sexta-feira (28.04) o canil da corporação. A solenidade foi conduzida pelo vice-prefeito Baninho, consolidando sonho iniciado pela instituição há mais de duas décadas. O local tem oito baias para os animais que já atuam na cidade, mas com ajuda de parceiros, serão construídas mais oito,que vão abrigar filhotes que já são mantidos pela Guarda. Também há outras parcerias que dão todo apoio técnico-operacional, veterinário de urgência e preventivo, além de fornecimento de alimentação e medicamentos.

“A gente tem visto a Guarda acrescentar novas atividades a cada dia. Foi assim com o ônibus de videomonitoramento, com o posto da Praça da Liberdade, choque de ordem e tanto outros. Agora, mais um serviço, com o canil que estamos inaugurando. Os moradores da cidade vêm falar com a gente sobre a Guarda e só recebemos elogios. Temos certeza que esse é mais um trabalho que vai dar orgulho à cidade e terá todo apoio da prefeitura para isso”, disse o vice-prefeito Baninho.

O grupamento de cães da Guarda tem oito animais. Dois rottweiler e quatro pastores belga-malinois são utilizados para controle de distúrbios civis e contenção tática. Já dois pastores holandês fazem detecção de drogas, explosivos e resgates. Durante o evento, houve simulações do trabalho com cães tanto para encontrar drogas como para conter um criminoso. Em breve, o grupamento será expandido, com o início do treinamento de cinco filhotes que já são cuidados pela corporação.

A Guarda tem três parceiros para o canil. Um deles é a empresa Virtus, que oferece adestramento dos animais e treinamento dos condutores dos cães. A matilha também tem o acompanhamento de duas clínicas veterinárias. Por fim, recebe a doação de 150 kg de alimentos e medicamentos – é esse mesmo parceiro que ajuda na ampliação da estrutura física do canil.

A abertura do canil também contou com o secretário de Serviços, Segurança e Ordem Pública, Djalma Januzzi; o coordenador de Segurança da pasta, Maurício Borges e o comandante da Guarda, Jeferson Calomeni.

“É um orgulho fazer essa inauguração de um canil que já está funcionando. Eles já são utilizados em alguns serviços, como no choque de ordem para detecção de drogas e podem ser usados para contenção de pessoas. Temos certeza que a importância que o prefeito Bernardo Rossi dá ao trabalho de segurança do município vai permitir que esse seja mais um serviço bem prestado à população”, declara Januzzi.

“Conseguimos apresentar um resultado excelente à população, mas nada seria possível se cada guarda não tivesse dado um pouquinho de contribuição para isso. Estamos felizes por ver que vocês estão empenhados em mais um serviço que vai dar mais segurança a nossa cidade”, falou Borges.

“As pessoas estão vendo a seriedade do nosso trabalho e isso nos motiva a continuar trabalhando. Nosso canil é todo mantido com ajuda de parceiros, sem custo nenhum para o município. Queremos fazer um agradecimento especial aos integrantes do nosso grupamento de cães, que estão buscando qualificação para lidar com os nossos cães”, afirmou Calomeni.

O evento foi acompanhado por representantes do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope), do Batalhão de Ações com Cães da PM, das guardas municipais de Macaé, Guapimirim, Teresópolis e Miguel Pereira, do 15º Grupamento de Bombeiros Militares (GBM), do Conselho Municipal de Segurança Pública (Comsep), do Centro de Defesa dos Direitos Humanos (CDDH) e de veterinários e adestradores de animais.

“Acho que é muito legal que a Guarda tenha essa estrutura tão boa para os cães. Petrópolis precisava de um serviço como esse”, avaliou a moradora do Morin, Aline Gonçalves, que esteve na inauguração.

Homenagens e formatura do curso de manejo de cães

O evento também contou três homenagens. A primeira delas ao adestrador Ronald Jaques, que já trabalhou voluntariamente com a Guarda Civil de Petrópolis e recebeu uma placa de agradecimento do atual adestrador da GC, Leandro Lopes. O profissional que presta serviços hoje em dia para a instituição também recebeu reconhecimento da corporação. Por fim, o cão Rufus von Krugdorf, um dos primeiros que trabalhou na segurança em Petrópolis, deu o nome que batiza o canil.

“Hoje ele é um cão de 12 anos, idoso, que já enfrentou um câncer e precisa de acompanhamento veterinário. Mas é um dos guerreiros do primeiro projeto de grupamento com cães, um cachorro que tem uma história muito especial na cidade”, explicou Leandro Lopes.

Também nesta sexta-feira, foi encerrado o segundo curso de Condução e Manejo de Cães de Trabalho Policial. Depois do módulo inicial, apresentado em fevereiro, 10 pessoas (quatro guardas de Petrópolis, quatro de Macaé, um de Guapimirim e um PM do Batalhão de Ações com Cães) participaram da etapa intermediária das aulas. Um deles foi o GC José Antônio Catarino, que tem 24 anos de corporação.

“Vejo a necessidade de todos de ter um animal, ainda mais a Guarda. O curso foi bom para ser complemento e tentar aprender mais sobre como conduzir o cachorro a atender o que as pessoas precisam”, explicou Catarino.