PRESENÇA DE ONÇAS NA REGIÃO: Orientações Práticas de Convivência com Felinos Silvestres

Recebemos a informação de que há a presença de onças na região, e vimos por meio desta nota orientar à população quanto às boas práticas para convivência com estes felinos.
Lembramos que matar, caçar, perseguir e maltratar qualquer espécie de animal silvestre é um crime ambiental, sujeito a multa e detenção segundo Lei N° 9605/98. Denuncie!
Além disso, solicitamos que, ao avistar um felino ou suspeitar de sua presença, acione imediatamente à Rebio Araras pelo telefone (24) 2225-1975, ou avise os órgãos ambientais da região, para que a área possa ser vistoriada e monitorada.

Estes animais oferecem riscos aos seres humanos?

Não há registros de ataques a humanos no Brasil, mas devemos estar sempre atentos, uma vez que são animais silvestres e imprevistos podem ocorrer. Alguns animais domésticos ou de criação também podem ser vulneráveis.

Se eu vir o animal, como devo proceder?

Caso ocorra contato visual com o animal, mantenha a calma e dê espaço para o animal escapar, pois ele não irá atacar! Se o animal não fugir, não dê as costas a ele. Mantenha contato visual com o animal, fale alto e firme (não grite), e levante os braços para aparentar ser maior, porém sem movimentos bruscos.

Quais Precauções devo tomar com animais domésticos e de criação?

Mantenha animais domésticos ou de criação presos à noite, em locais iluminados ou próximos às residências. Instalar sensores de presença com acionamento de luz por movimento também inibe esses felinos. Além disso, há outras medidas que ajudam: instalar um espantalho e deixar um rádio ligado próximo aos locais que ocorreram os avistamentos. Manter lixeiras bem tampadas evita que os restos de alimentos atraiam animais que servem como alimento para os felinos, como gambás, pacas, porcos do mato, quatis, entre outros.

Porque eles aparecem nas propriedades rurais ou próximos a áreas de preservação?

O desmatamento e a ocupação de áreas próximas às florestas provoca a perda do habitat dos animais silvestres, e também a caça de suas presas naturais, como pacas, cutias e quatis, contribui para a escassez de alimento na floresta, fazendo com que as onças se aproximem das residências buscando abrigo e comida.
Portanto, não cace e não permita a caça de animais silvestres.
Não são os felinos que invadem o espaço das pessoas. São as pessoas que estão invadindo seu espaço. Moramos na mesma casa, devemos respeitá-los convivendo em paz!

Qual a importância de preservar estes animais?

Os felinos se alimentam de uma grande variedade de animais menores, controlando suas populações, impedindo que elas cresçam demais, contribuindo assim para a manutenção e equilíbrio das florestas. Assim, acabam tendo uma influência extensa sobre todo o ambiente natural em que vivem.
Existem diversas razões econômicas, legais, ecológicas, culturais, emocionais e éticas para se conviver com eles.
Devemos ter consciência de que os animais, assim como as pessoas, têm o direito de existir e de manter seu modo de vida ancestral. Portanto, qualquer ação que ameace a sobrevivência dessas espécies, é imoral e ilegal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *